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Safety Blog



Quando pesquisamos o significado de observar, encontramos definições distintas, porém, escolhi apenas uma: fixar os olhos em alguém, em algo ou em si mesmo.

 

Há meses, tenho me observado para encontrar meu verdadeiro propósito profissional, que me levou consequentemente a enxergar melhor o meu negócio e os meus clientes. Ao exercitar esse processo, percebi que deveria, além de olhar, ouvir. Ser um bom ouvinte nos possibilita admirar e se atentar a quem discursa, percebendo os detalhes do que está se falando.

 

Traduzindo isso para o nosso contexto de trabalho, posso entender que investir nosso tempo em observar as operações de nossos clientes e ouvir pacientemente o que todos os players da operação de transporte têm a dizer, sejam eles do alto escalão ou da base operacional, me proporciona uma atuação mais assertiva em diferentes sentidos.


Confesso que, até pouco tempo, não era um excelente ouvinte. Sempre gostava mais de falar e expressar as minhas crenças ou ideias que, por vezes, nem se concretizavam porque quem deveria falar, o cliente, não estava tendo a oportunidade.


Existe um famoso jargão que diz: “O cliente tem sempre razão”. Não que a frase seja verdade absoluta, mas é o cliente que sofre a dor de processos não compreendidos, mal elaborados ou precariamente executados. Muitas vezes simplesmente por falta de compreensão, ou que exige, no mínimo, uma capacidade de escuta e interpretação eficaz.


A grande diferença é que, agora, ao exercer o poder da observação e da escuta, começamos a enxergar os caminhos que podem ser encontrados para a solução de um problema que antes era frequente.


Enquanto uma consultoria especializada em gestão de riscos e seguros no transporte rodoviário de cargas, nós da Safety Insurance observamos e ouvimos o nosso mercado. Decidimos oferecer esse trabalho sem qualquer valor financeiro, pois entendo que após esse momento, juntos poderemos encontrar caminhos favoráveis ao desenvolvimento de uma gestão segura com bons resultados para todos.

 

Eduardo Muniz

Fundador da SAFETY Insurance, sua consultoria em seguros.

 



A SAFETY é uma consultoria em seguros PRIME porque, além de ser pioneira no seu segmento no país, abraça e eleva os players da cadeia preventiva do transporte rodoviário de cargas nacional.


Chegamos para operar de forma verticalizada, como um elo que se fortalece a cada novo serviço inserido na operação. Na nossa bagagem, temos experiência e capacitação pronta para atender às mais diversas complexidades do setor do agronegócio.


Contemplamos desde fornecedores de serviços experientes à tecnologia de ponta para a prevenção e segurança da carga transportada em qualquer rodovia do território nacional. Além disso, contamos com a customização ideal para as suas necessidades de transporte.


Fale conosco, nos conheça melhor e viva a experiência máxima da prevenção no transporte rodoviário de cargas!

 

SAFETY Insurance 

Um guarda-chuva completo de soluções preventivas.

 


Em Eclesiastes, o sábio diz: “Ninguém lembra do passado que aconteceu. Quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas”. Quando leio esse trecho profético e o transponho para o contexto profissional em que atuo, observo que é a fala permanece atual e repleta de sentido.


Anos se passam e as não conformidades ocorridas no transporte rodoviário de cargas continuam as mesmas. Os roubos e os furtos permanecem com acidentes e avarias ainda consequentes da mesma natureza causal. Mas o mercado cresce, se especializa e sabemos que, para acompanhá-lo precisamos melhorar.


Nesta análise temporal, observo também a quantidade de profissionais que chegam e saem, assim como de processos que começam e “findam” sem que seus resultados tenham sido efetivamente monitorados em prol de melhorias. O que quero dizer com isso? Que buscamos alcançar resultados diferentes, mas ainda cometemos as falhas de sempre.


Basicamente, sempre tratamos de dois tipos de problemas: as severidades e as frequências. As primeiras são causas sobre as quais infelizmente não temos muita ação sobre, mas, quanto às frequências, essas devem e podem ser fortemente combatidas por terem como causa o fator humano. E, o mais grave: muitas vezes, a falha é repetida pela mesma pessoa que já causou tantas outras e nenhuma das partes foi enérgica o suficiente para dizer: “Aqui, não aceitamos mais erros como este”.


Muitos se esforçam com a implantação de novos processos preventivos, investem em treinamentos com o propósito de conscientizar o ser humano, mas este ainda representa as principais causas dos prejuízos ocasionados no setor, sejam de cunho financeiro ou operacional.


Venho refletindo intensamente para encontrar uma forma de transformar esse cenário mas, ao final, sempre chego à mesma conclusão: a mudança de postura deve ser top-down. Afinal, estamos falando de inspiração e esta qualidade está diretamente relacionada à liderança. Enquanto a quebra de políticas for permitida, não veremos melhorias pessoais e operacionais em nenhuma área do segmento.


Precisamos de atitudes firmes do setor de transporte quanto à exigência do cumprimento das regras. E isso vale para todos os players da cadeia de transporte rodoviário de cargas. Caso contrário, não veremos tão cedo o progresso que tanto almejamos no segmento.


A reflexão aqui é para provocar o pensamento de até onde iremos permitir que continuemos dormindo e acordando sem tomar novas atitudes que possam melhorar o hoje e fazer nascer a esperança de um amanhã mais frutífero. Precisamos de uma nova postura para a prevenção já!

 

Eduardo Muniz Fundador da SAFETY Insurance, sua consultoria em seguros

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